Na década de 1.970, o Proálcool – Programa Nacional do Álcool – passou a financiar a construção de destilarias e a modernização de usinas. Por meio da criação de indústrias locais prestadoras de serviços às usinas e destilarias locais e regionais, essas indústrias cresceram e ganharam o mercado nacional e, em alguns casos, o internacional.

Em 1.975, surge no mercado a Sergomel Mecânica Industrial, fundada pelo Sr. Oswaldo Ilceu Gomes, iniciando suas atividades no setor sucroalcooleiro, em reformas de Trucks (3º eixo) e posteriormente com reformas e adaptações de carrocerias e reboques canavieiros.

O capital de alguns usineiros e empreendedores e a experiência e o conhecimento técnico de alguns trabalhadores somaram-se à demanda criada pelo Proálcool e permitiram uma industrialização acelerada, com o surgimento de inúmeras indústrias.

A própria origem da Oficina Zanini, a primeira grande indústria do município de Sertãozinho, ocorreu com a parceria entre o artesão dos metais Ettore Zanini e o usineiro Maurílio Biagi (da usina Santa Elisa).

Nesse contexto da economia hegemônica de Sertãozinho, começou a ocorrer um processo muitas vezes informal e, em outros casos, formal, mas, em ambos, um processo coordenado e orientado por algumas grandes e médias empresas: o surgimento de micro e pequenas empresas na prestação de serviços industriais para médias e grandes indústrias.

Em 2.000 ocorreu a fabricação e homologação do 1° equipamento de transporte canavieiro produzido pela Sergomel, contando ainda com o cadastro junto a ANFIR (Associação Nacional de Fabricantes de Implementos Rodoviários).

Em parceria com o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), Sergomel foi a pioneira na aplicação dos aços da SSAB (empresa siderúrgica sueca que desenvolve aços de alta resistência) no setor sucroenergético no Brasil, quando fabricou a carroceria de cana picada para a Usina Santa Adélia em 2005.

Crescendo focada no seu negócio, a Sergomel, aproveitou as oportunidades de mercado para diversificar e inovar, oferecendo produtos com alta tecnologia, incluindo no seu catálogo, produtos e serviços também no setor Florestal.