5 dicas para carregar corretamente seu caminhão

transporte rodoviário de cargas é fundamental para a logística e funcionamento das indústrias no mundo. Cada caminhãocarroceria e carga é indicado para um tipo de equipamento. Dessa forma, o momento de carregar o caminhão também é importante para garantir a mercadoria intacta, o uso completo da carroceria e a vida útil do equipamento e das peças. A seguir, 5 dicas sobre como carregar corretamente o caminhão.

Tipos de carga

tipodecarga

Verifique sempre se as carrocerias são adequadas ao tipo de carga a ser transportada. Em caso de mau uso, a condução do veículo pode ficar instável e causar deformações no chassi. i.  

Carregamento entre eixos

eixosdecaminhao

Para que haja uma distribuição uniforme da carga sob os eixos, carregue-a a partir do eixo traseiro para frente. 

Cargas indivisíveis

cargaindivisivel

Cargas consideradas indivisíveis com tamanho e peso grandes tem preferência de transporte em posição horizontal, deitada. Isso porque caso ela esteja concentrada precisa ser distribuída na carroceria para evitar sobrecarga de um eixo. Além disso, procure manter a carga com a maior área de apoio voltada para baixo, também com o objetivo de ajudar no peso entre eixos.  

Distribuição

distribuicaotransporte

O ideal no momento de carregamento do caminhão é distribuir a mercadoria de forma uniforme. Entretanto, é recomendado que as cargas mais pesadas ficar no centro do caminhão, uma vez que o centro de gravidade do equipamento. Caso contrário, o excesso de peso exige maior capacidade da suspensão e dos pneus, trazendo problemas em ações como frear e derrapar.  

Local

localdedescarregamento

O local em que haverá o carregamento do carro é importante nessa etapa. Isso porque facilita o transporte homogêneo de cargas, sem sobrecarregar os eixos do veículo. Procure manter o local nivelado, sem inclinações limpa e organizada.

Procure seguir as dicas e se informar com a indústria ou transportadora sobre quais medidas específicas deve-se seguir. Isso evita dores de cabeça no futuro, além de possíveis acidentes. Saiba mais sobre os equipamentos de qualidade da Sergomel e invista em custo-benefício!