5 dicas para dirigir com segurança à noite

Dirigir à noite é uma ação frequentemente realizada por caminhoneiros de todos o país. Isso porque o prazo curto, trânsito menos carregado e a economia de tempo e de combustível fazem com que os motoristas optem por continuar a viagem. Entretanto, devido à baixa iluminação, o número de problemas durante esse período aumenta e o motorista precisa estar com a atenção redobrada. Dessa forma, a Sergomel traz hoje 5 dicas de para dirigir à noite e ter sucesso durante o transporte de carga.

Manutenção do caminhão

Realizar manutenção geral do veículo antes de dirigir à noite é crucial para a segurança do motorista e carga. Além de evitar avarias durante o transporte por si só, ter o caminhão em dia diminui os riscos de se parar no acostamento da rodovia. Essas pausas à noite são uma ótima oportunidade para assaltantes roubarem a carga ou até mesmo, o caminhão e o motorista.

Luzes do caminhão ligadas para dirigir à noite

Exigência tanto de manhã quanto a noite no Brasil, as luzes dos veículos devem estar funcionando perfeitamente e ligados em farol moderado. À noite, essa regra é ainda mais importante, uma vez que a falta de luminosidade reduz a visibilidade, a compreensão da sinalização, aumentando o risco de problemas e até mesmo, acidentes.

 Dessa forma, é fundamental que o caminhoneiro verifique as luzes e as ligue assim que sair paradirigir à noite do ponto de partida, uma vez que as lâmpadas queimam facilmente.

Planejar paradas 

Assim como em qualquer rota, é importante realizar o planejamento de toda a rota que será realizada antes de dirigir à noite. Para isso, utilize de uma checklist para programar paradas em pontos seguros para refeições, descanso e abastecimentos. Falhas mecânicas ou necessidade de paradas em acostamento durante à noite, podem causar riscos ao motorista como assaltos ou sequestros.

Respeite a sinalização para dirigir à noite

Assim como durante o dia, a sinalização de vias e estradas são essenciais para organizar e evitar acidentes dos veículos. À noite, com a baixa luminosidade e maior cansaço e sonolência, respeitar a sinalização é mais do que necessário. Por isso, para dirigir à noite, siga as regras, dirija no máximo da velocidade e dirija de forma defensiva a fim de garantir o máximo de segurança a você e aos demais veículos que estão trafegando.

Seguro em dia

Prezar pela segurança nunca é demais, portanto, quem precisa dirigir à noite para realizar transportes deve sempre estar com o seguro em dia. O serviço garante maior tranquilidade e segurança ao motorista, já que auxilia com assistência técnica em panes, guinchos e problemas no veículo.

E agora, pronto para dirigir à noite? Gostou do conteúdo? Então, siga nossos perfis em suas redes sociais e acompanhe nossas publicações.