5 dicas para dirigir o caminhão com a postura correta

Os motoristas que encaram as estradas diariamente no país, dificilmente lembram de dirigir o caminhão com a postura correta. Entretanto, esse fato pode ser decisivo em situações delicadas ou até mesmo para o desenvolvimento de problemas graves a longo prazo. Para dirigir o caminhão com a postura correta, é necessário seguir algumas pequenas indicações dos especialistas. Por isso, fique ligado no texto a seguir e descubra XXXX dicas para dirigir o caminhão com a postura correta.

Segure o volante com as mãos

Para ter a postura correta, é necessário segurar o volante do veículo com as duas mãos na posição em que o ponteiro do relógio marca 9 horas e 15 minutos. Ou seja, uma mão em cada lateral do volante. Além disso, é importante observar que as mãos e braços estejam posicionados no formato aproximado de um ângulo de 180º.

Com essas dicas, o motorista se sente mais confortável, cansa menos e ainda enxerga o painel e acessa os comandos do caminhão sempre que necessário. Outro ponto importante é dirigir com os braços (e também as pernas) levemente dobrados. Isso ajuda a diminuir as chances de lesões por cansaço ou até mesmo, em incidentes graves.

Usar o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é um item indispensável a qualquer motorista, porém ele também precisa estar ajustado corretamente. Para isso, mantenha-o firme sob o peito e nunca sobre o pescoço, evitando risco de enforcamento. Segundo o artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro, não utilizar o equipamento de segurança é considerado uma infração de natureza grave. Ela resulta em uma multa, acompanhada de uma medida administrativa de retenção do automóvel até que o condutor coloque o cinto.

Assento e encosto do banco

Quando iniciar uma viagem, certifique-se que seu corpo está apoiado no assento e no encosto do banco, na posição mais próxima de um ângulo de 90 graus. Já o encosto do banco deve ser ajustado na altura dos olhos do motorista.

Manter os calcanhares no assoalho do veículo

Mantenha sempre os calcanhares apoiados no assoalho do veículo, mesmo quando os pedais não estão sendo utilizados no momento. Esse ato auxilia na hora de evitar acidentes.

Além disso, não dirija de chinelos de dedo, pois esse tipo de calçado pode escorregar dos pés, atrapalhando o acionamento dos pedais rapidamente. Ademais, dirigir com chinelo é considerado uma infração média com penalidade de multa. Por isso, escolha sempre aqueles calçados que se fixam nos pés como tênis.

Ajuste os retrovisores

Antes de dar partida no caminhão, veja se os retrovisores estão ajustados de acordo com a posição do motorista. Para isso, mantenha-se na postura correta e ajuste os retrovisores de uma maneira que você veja no espelho 10% da lateral do caminhão e, nos 90% restantes, a pista.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e veja os demais conteúdos do site Sergomel