6 dicas de segurança para os pneus

Quem pega a estrada deve sempre se lembrar dos cuidados com a segurança dos pneus. A verificação constante de peças e processos de funcionamento dos caminhões é fundamental para evitar problemas e até acidentes ao longo do trajeto.

Os caminhões de transporte merecem mais atenção ainda, uma vez que a quantidade de pneusutilizada é maior que a dos carros, por exemplo e representam grande parte da segurança da viagem. Dessa forma, fique ligado nas 6 dicas de segurança para os pneus e realize o transporte de forma tranquila.

Revisão  de segurança dos pneus 

Dependendo da marca, solo, peso e até gosto do dono do caminhão, o tipo de pneu utilizado no veículo muda. Portanto, é necessário se informar sobre a quilometragem em que o caminhão deve realizar a revisão de segurança dos pneus. Ela é fundamental para a verificar problemas em peças, sistemas e pneus, evitando assim, problemas futuros.

Pneus desgastados 

Além da quilometragem, é importante que as partes do caminhão sejam observados, incluindo os pneus. Casos eles estejam carecas, com profundida do TWI inferior a 1,6 mm, é necessário realizar a troca por novos. Isso porque além de ser multado, rodar com pneus nessas condições, oferece riscos à segurança, podendo levar até a acidentes graves.

Fatores como desgaste do pneu, buracos, acelerações e frenagens bruscas e más condições das estradas, podem mudar esse período, sendo necessário levar o caminhão até um mecânico adequado.

Calibragem de segurança dos pneus 

Calibrar os pneus do caminhão periodicamente é ideal para oferecer segurança durante o transporte. Com pressão alta ou baixa do ideal, os pneus sofrem maior desgaste e até maior consumo de combustível, apresentando risco de acidentes.

Além disso, é preciso lembrar de também calibrar o pneu reserva, já que em emergências, ele será utilizado e precisa estar em condições normais.

Alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus 

É fundamental que os pneus do caminhão estejam alinhados e balanceados, visto que esses serviços regulam o ângulo de direção de rolamento dos pneus. Já o rodízio proporciona uma boa estabilidade, principalmente nas curvas e no momento de frenagem. Abdicar desses processos, permite que o caminhão fique vulneral a ir na direção contrária a desejada, podendo levar a acidentes fatais.

Vida útil 

Atente-se a vida útil e o prazo de garantia estabelecidos pelo fabricante dos pneus. Como a maioria dos caminhões transitam com grande número de pneus, esse fator pode causar confusão. Uma boa dica é anotar as datas de compra e os prazos de vencimento dos pneus, e assim, realizar a troca quando preciso.

Suspensão em dia 

Assim como a gente já contou aqui no blog, a suspensão de um caminhão é tão fundamental quanto os pneus para a segurança. Por isso, fique atento(a) a essa peça, e realize revisões para evitar o comprometimento dos pneus. Outra dica é distribuir igualmente a carga a ser transportado, a fim de não sobrecarregar a suspensão e os pneus.

 

Com essas dicas, é possível ter uma viagem mais tranquila, aumentando a vida útil dos pneus e assim, evitando supostos acidentes durante o transporte de carga. Conheça mais sobre os pneus disponíveis na Sergomel e compartilhe com seus amigos.