6 dicas para evitar avarias no transporte

Hoje a Sergomel traz um conteúdo exclusivo sobre Avarias no Transporte. Um assunto muito discutido em congressos e conferências, devido a grande dor de cabeça que as avarias podem causar. Esse tipo de incidente durante o transporte de carga podem trazer grandes problemas tanto para o motorista, quanto para a empresa e para o produtor. A partir disso, é imprescindível o uso de equipamentos de qualidade como os da Sergomel, que garantem menor risco de problemas nas carrocerias durante o trajeto. Além de problemas da perda material, todo o processo é interrompido, envolvendo investimentos e profissionais do serviço. Dessa forma, fique atento as nossas dicas para evitar que ocorram avarias no transporte de cargas.

Manuseio

O excessivo manuseio também afeta diretamente os índices de avarias. Desde o momento em que a carga é levada do armazém de estoque da empresa até o veículo de transporte, as avarias já podem ocorrer. Na verdade, geralmente ela acontece durante o percurso do caminhão até seu destino final, uma vez que devido a má conservação das estradas brasileiras e falta de conhecimento do motorista, problemas ocorrem durante a transição. Por fim, ainda é preciso ficar atento ao descarregamento no local final, utilizando processos, equipamentos e pessoas capacitadas para tal ação.   

Equipamentos adequados

transporte-de-carga 

Os tipos de carregamento mais suscetíveis a esses problemas de avarias no transporte são as mercadorias fracionadas, uma vez que podem se movimentar, devido aos diferentes valores, características físicas e condições das vias. Além disso, a carga fracionada também está mais passível a estragos e quedas quando não há utilização correta dos equipamentos, como por exemplo, quando há carga longa em um equipamento curto. 

 Organização interna

organizacao-para-evitar-avarias

A organização da carga dentro da carroceria do caminhão é fundamental para evitar avarias no transporte de carga.  Para isso, é ideal que os itens mais pesados vão sempre por baixo e não haja espaço vazio, para que assim, não tenha movimento entre as unidades.  Quando possível, encha completamente o veículo para que não fiquem locais vazios. Assim, a carga não terá espaço para se movimentar durante o transporte.  

Embalagens para evitar avarias no transporte

 embalagens-de-cargas

 Um dos principais fatores que influenciam nas avarias no transporte de cargas é a qualidade das embalagens em que os produtos são inseridos. Isso porque geralmente, desenvolvidas muito mais com um enfoque mercadológico do que com uma preocupação com a sua eficiência logística, o que acabará afetando a integridade da mercadoria. 

Cargas diferentes entre si

 cargas-diferentes

É comum no momento do transporte para fins econômicos, o responsável pelo caminhão carregar o veículo com diversos tipos de produtos. Com diversos tamanhos, peso e volume, a carga tende a sofrer avarias no transporte, uma vez que os cuidados individuais não são colocados em prática. Além disso, a chance de se “chocarem” dentro do caminhão é grande, dando assim, maior abertura a possíveis problemas.

Treine o pessoal de transporte e logística

funcionarios-carga

Assim como já dito anteriormente, algumas avarias no transporte de cargas acontecem devido a falta de conscientização dos envolvidos no transporte. Por isso, é fundamental que toda a equipe esteja capacitada para realização das etapas de seguranças e cuidado da carga. Desde os procedimentos de recebimento e entrega de mercadorias, até durante o trajeto realizado. 

Quer saber mais sobreequipamentos de Transporte com qualidade? Fale com um de nossos especialistas!