Agricultura 4.0: tudo o que você precisa saber

A agricultura e a tecnologia são duas áreas que andam sempre juntas, uma vez que o campo tem se modernizado dia após dia. Graças a esse investimento no setor agrícola, a chamada Agricultura 4.0 tem se difundido entre os profissionais da agronomia, visando a melhora nos processos de plantio, corte e colheita e por fim, o lucro. A Sergomel, fabricante de equipamentos para transporte canavieiro, florestal e rodoviário, acompanha de perto essas mudanças e por isso, traz um pouco sobre esse tema ainda pouco discutido.

O que é Agricultura 4.0?

Conhecido antigamente por Agricultura Digital, a chamada Agricultura 4.0 consiste na automatização, modernidade e alta tecnologia presente no campo, como por exemplo, monitoramento dos hectares por meio de smartphones, tablets e computadores. Dessa forma, uma nova geração de agricultores surge a fim de rentabilizar cada vez mais seus negócios.

A Agricultura 4.0 chega ao mercado como resultado natural da tecnologia no setor agronômico. Por meio dela, é possível acompanhar em tempo real tudo o que acontece em sua plantação, desde produtividade, eficiência, redução de desperdício e, por consequência, de custos. Segundo dados do primeiro trimestre de 2017 da CEMA – Comitê Europeu de Maquinário Agrícola, as fazendas na Alemanha que já possuem tecnologia digital avançada garantiram 10% de aumento de produtividade por hectare, 18% de redução no uso de defensivos agrícolas e  20% de redução de custos com diesel.

No Brasil

O Brasil já é destaque no quesito Agricultura 4.0, graças ao surgimento de startups, ao surgimento de novos produtos além de, novas máquinas guiadas por GPS que auxiliam nos processos de agricultura mecanizadas no país. Tais fatores auxiliam no tratamento de pragas e colheita de precisão, serviço que tem crescido nos últimos anos, mesmo com as dificuldades de acesso e o alto custo de importação de maquinário. No país, o assunto já está dominando rodas de discussões de instituições, empresas e profissionais do ramos da agricultura, resultando em oportunidades de inovação e diversificação que serão essenciais para o país no futuro.

Como implementar

Como tema recente, a necessidade de se investir na Agricultura 4.0 é imediata, porém exige planejamento para obter sucesso. Dessa forma, não adianta, por exemplo, implementar sensores em tratores para uma colheita sem possuir sistemas de gestão agrícola. Uma rede móvel é a primeira etapa para uma conectar de forma integral sua área de produção. Um sistema de gestão eficiente otimiza esse processo e elimina de forma definitiva.

Uma plataforma de assinatura eletrônica também é primordial ao falarmos de Agricultura 4.0. Ela oferece velocidade nas transações e um armazenamento de documentos competente. Com toda a infraestrutura pronta, é possível avançar ainda mais com a implementação de drones, microchips e interliga-los através de computação cognitiva.

Sergomel – Sempre de olho na tecnologia

A Sergomel é uma empresa comprometida com inovação e tecnologia desde seu nascimento, em 1970. Um dos nossos objetivos enquanto empresa é oferecer soluções tecnológicas, dinâmicas e com melhor resultado. Investir no avanço tecnológico é, na nossa visão, investir também na melhoria dos resultados e consequentemente, na satisfação do público.

Ficou com alguma dúvida? Fale com um de nossos especialistas!