Conheça a cerveja feita a partir da cana-de-açúcar

Você já imaginou beber cerveja de cana-de-açúcar? Esse é um dos produtos de uma cervejaria brasileira, que utiliza de um dos ingredientes típicos do país, juntamente com uma das bebidas mais populares do mundo para a diferenciar o sabor. A bebida com cana-de-açúcar na fórmula é a primeira do mundo a inserir a matéria-prima em sua composição.

 Terceira bebida mais popular do mundo, atrás somente da água e do chá, a cerveja com cana-de-açúcar chamada de Saison de Caipira, foi desenvolvida pela empresa mineira Wäls, dos irmãos José Felipe Carneiro, 25, e Tiago Carneiro, 29, em meados de 2012. A cerveja é feita de água, malte de cevada, lúpulo, levedura, e é claro, cana-de-açúcar. Além disso, ela harmoniza bem com pratos leves como peixes, frutos do mar, escargot e vitela.

Criação da cerveja de cana-de-açúcar

 Para chegar até o produto final da cerveja, o mestre cervejeiro da The Brooklyn Brewery, Garrett Oliver, editor-chefe do The Oxford Companion to Beer acompanhou todo o processo de criação. A produção tem como proporção dois mil litros por lote para cerca de 700 quilos de cana, diretamente de uma parceria com a Vale Verde, na qual é uma das grandes marcas de aguardente do país.

Composição da cerveja cana-de-açúcar 

 

A receita da Saison de Caipira leva aromas frutados, leve acidez, alta carbonatação e teor alcoólico de 6% a 8%. Ao degustá-la, é possível sentir um fundo único que lembra tacho de rapadura, aromas frutados e notas terrosas que remetem aos campos Mineiros. 

O nome Saison significa “estação” e remete ao estilo de cerveja típico do Interior da Bélgica, produzida entre o fim do outono e o início da primavera, para ser consumida no verão Europeu. A bebida é distribuída em uma garrafa de 375 mililitros, com valor que gira em torno de 15 reais, além de conter o rótulo especialmente pelo arquiteto Gustavo Penna.

Processo de elaboração da cerveja  

fabricacaocervejadecana

Para chegar até o resultado final da cerveja Saison de Caipira, a bebida passa por diversos processos na fábrica. Primeiro, é realizada a maltagem, etapa que dura oito dias e serve para obter o malte, base da cerveja. Em seguida, grãos de cereais como a cevada e o trigo são germinados em tanques, depois torrados e assim, transformados em açúcar.

Posteriormente, é adicionado água quente ao malte que se torna um chá grosso chamado de mosto, fervido por cinco horas. Por fim, a substância vai  vai até outro tanque e recebe outros ingredientes, como por exemplo, a cana-de-açúcar.

Por fim, é feita a fermentação na qual transforma o açúcar em álcool que é resfriada a 0º C e entra na fase de maturação,quando o líquido descansar por dias e finalmente, está pronto para o consumo.

 

Gostou de conhecer mais um produto vindo da cana-de-açúcar? Leia mais sobre o assunto no blog da Sergomel.