Conheça os principais tipos de carroceria de caminhão

O transporte de cargas se dá de várias formas, com tipos diferentes de caminhões e carrocerias, dependendo da carga a ser transportada. As carrocerias de caminhões de modo geral são classificadas como especiais, abertas e fechadas. Para saber mais sobre os princiapis tipos de carroceria fique ligado no post de hoje.

Carrocerias abertas

Grade Baixa

  gradebaixa

carroceria de grade baixa é uma alternativa econômica para o transporte, uma vez que é de fácil manuseio de carga e descarga. É utilizada em geral, para cargas encaixotadas, como madeiras, engradados, chapas entre outros. Os caminhões que mais são acoplados a essa carroceria são o Toco, Truck e Carreta. 

Prancha

pranchacaminhao

 As pranchas de caminhões são conhecidas por terem longa duração e alta resistência em cargas pesadas, como por exemplo, máquinas agrícolas e tratores, ou seja, cargas que não possuem divisões entre si. Sua utilização se dá em caminhões carretas ou carretas LS. 

Graneleira

graneleira

 Esse tipo de carroceria é usado em transporte de alta quantidade de grãos, como o próprio nome diz. As cargas mais transportadas em graneleiras so milho, soja, cereais, adubos e até fertilizantes. Pode ser utilizada em caminhões de tipo truck, carreta (cavalo simples ou LS), bitrem e rodotrem. 

Porta container

portacontainer

O porta container é geralmente acoplado a truck ou carreta, para transporte de cargas de contêineres, uma vez que possui maior fixação do produto e assim maior segurança na viagem. 

Carrocerias fechadas

Baú

 caminhaobau

 A carroceria de baú tem como objetivo proteger a carga de efeitos do clima e de possíveis danos externos, para evitar interferência no aspecto gosto ou textura do produto. Pode ser acoplado em caminhão VUC ou até carretas LS, transportando cargas como por exemplo, caixas, sacas e fardos. 

Baú Frigorífico e/ ou Refrigerado

baufrigorifico

Esses dois tipos de carrocerias são derivados do baú simples, porém com sistema de refrigeração para manter a temperatura ideal interna da carga. A principal diferença entre Frigorífico e Refrigerado temos é que a primeira apresenta temperatura mais baixa, entre -15°C a -20°C para transportar produtos congelados como por exemplos, carnes. Já o refrigerado utiliza temperatura entre 0 e -10°C, possibilitando um leque maior de produtos a serem transportados, como laticínios, e remédios.  

Sider


caminhaosider

 O modelo de carroceria Sider é principalmente usado em cargas de grande volume, uma vez que possui carga e descarga feitas pelas laterais do caminhão. Geralmente é puxado por um toco ou carreta LS  e utilizado por empresas alimentícias, de higiene e limpeza. 

Carrocerias especiais

Caçamba Basculante

Basculante

 A caçamba basculante é um tipo de carroceria ideal para transportar areia, brita, entulho e terra. Isso porque possui descarga por meio do basculamento da caixa de carga em até 46 graus. É usado em geral em Truck ou Toco.  

Canavieira

canavieiro

Para transporte de cana-de-açúcar, o equipamento mais utilizado é a carroceria canavieira, que possui abertura na parte superior, facilidade tanto assim, o carregamento e descarregamento da carga.  

Florestal

transporteflorestal

 O tipo de carroceria florestal, é como o próprio nome diz, utilizado em transporte de cargas florestais como por exemplo, toras de madeira. Esse equipamento é composto por uma superfície plana, além de ser fechado atrás e na frente, permitindo a mobilidade nas laterais por braços que auxiliam na carga e descarga das toras. 

Tanque

tanquebastereta

 O tanque é uma carroceria ideal para o transporte de combustíveis como gasolina, etanol e óleo diesel. Isso porque o equipamento é extremamente resistente, evitando possíveis explosões com cargas perigosas e inflamáveis. 

E aí, gostou do nosso post de hoje? Confira então, os demais conteúdos no blog!