Dicas para cuidar da suspensão do seu caminhão

O veículo automotor é composto por diversos sistemas, peças e equipamentos para que o mesmo funcione de forma correta. Um deles é o sistema de suspensão, responsável por absorver os impactos do solo e fornecer estabilidade ao caminhão.

Por isso, é importante que a suspensão não esteja danificada, a fim de garantir a segurança, e conforto do motorista. O post de hoje traz algumas dicas para que você cuide e evite futuros acidentes, desgaste irregular dos pneus e perda da capacidade do sistema de frenagem devido ao sistema de suspensão.

Limite de carga

Quem trabalha com transporte de cargas precisa ficar atento ao limite de carga que a Lei da Balança e o limite de carga dado pelos fabricantes. Isso porque caso a carga esteja em excesso, as forças que agem sobre a suspensão pode ficar desequilibradas. Dessa forma, o amortecedores do veículo não funcionam de forma eficaz, prejudicando a frenagem ou até mesmo realização de curvas acentuadas.

Além disso, carregar produtos além do peso, pode causar rachaduras e problemas na caixa de equipamentos do caminhão. Portanto, transporte somente a carga com capacidade permitida e tenha uma imagem de confiança perante os clientes e seus chefes.

Manutenção preventiva

Assim como veículos de transporte de pequeno porte, os caminhões também devem realizar manutenção preventiva. Isso porque, por meio desse processo, é possível verificar, corrigir e evitar problemas de todos os equipamentos e sistemas do veículo. Entre eles, a suspensão, que deve ser analisada a cada 10 mil quilômetros rodados, em média.

Caso a manutenção preventiva não seja feita, o caminhão pode oferecer riscos a segurança do motorista e da carga transportada.

Lubrificação dos amortecedores

Outra dica que merece atenção sobre a suspensão é quanto a lubrificação dos amortecedores. Para isso, deve-se levar o caminhão até a oficina e verifique se o sistema está funcionando corretamente. Caso os amortecedores não estejam lubrificados de forma adequada, consequente pode haver sobrecarga no sistema de suspensão. A lubrificação é responsável por evitar que acumule sujeira e sua movimentação funcione corretamente aumentando assim, a vida útil dos amortecedores.

Realize alinhamento e balanceamento

Não são somente os carros que precisam estar com os pneus alinhados e balanceados, mas os caminhões também. Esses procedimentos auxiliam na prevenção de desgates dos amortecedores, e consequentemente, da suspensão. Além disso, por meio do alinhamento e balanceamento é possível aumentar a vida útil da suspensão. Procure um mecânico e verifique se há vazamentos ou sujeiras nas hastes.

Com essas dicas, é possível verificar a importância de se atentar a suspensão do caminhão. Isso porque gera benefícios tanto para o setor pessoal (evitando acidentes e dificuldades), quanto ao financeiro do dono do veículo. Conheça mais sobre as suspensões vendidas na Sergomel e entre em contato consoco!