4 dicas para proteger o caminhão de roubos

A preocupação entre os caminhoneiros para proteger o caminhão de roubo tem se tornado constante. Segundo pesquisa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), o número de ocorrências de roubo e furto de cargas no país cresceu 80% nos últimos cinco anos.

Para isso, alguns donos de caminhões ou de transportadoras têm utilizado técnicas e alternativas a fim de driblar os roubos. É por isso que no texto de hoje, a Sergomel traz 4 dicas para proteger o caminhão de roubos.

Paradas ao longo do trajeto

É comum que muitas pessoas peçam carona ao longo da estrada e os caminhoneiros sejam os que mais parem para ajudar. Entretanto, há vários casos de quadrilhas de roubos de caminhões que usam pessoas como “iscas” para que oestradeiro pare para ajudar.

Diante disso, caso aviste alguém pedindo carona, siga a viagem e anote o local em que a pessoa se encontravam. Chegando em um lugar seguro, avise a Polícia Rodoviária que irá tomar as medidas necessárias em ambos casos.

Revisão também ajuda a proteger o caminhão de roubos

A revisão do caminhão é fundamental para o sucesso e a segurança de uma viagem, assim como já foi dito aqui no blog. Entretanto, outro perigo da não realização da revisão periódica é a necessidade de realizar paradas na estrada para averiguação do problema.

 Isso porque alguns assaltantes aproveitam desse momento de vulnerabilidade do caminhoneiro para roubar o veículo ou a carga do mesmo. Para evitar tal problema, mantenha sempre a manutenção em dia do caminhão e realize o menor número possível de paradas forçadas ao longo do trajeto.

Comunicação como aliada

Comunicar-se com outros caminhoneiros pode te ajudar a proteger o caminhão de roubos. Eles podem te passar informações e dicas sobre trechos perigosos ou em más condições. Uma outra vantagem é a formação de comboios, ou seja, grupos de caminhoneiros passando juntos por um mesmo trecho. Essa é uma ótima estratégia para passar por zonas de risco, pois esse tipo de formação costuma afastar os criminosos.

Planejamento é a chave para proteger o caminhão de roubos

Um bom planejamento de rota é primordial para Proteger seu Caminhão de Roubos. Antes de sair, defina os pontos de parada. Por exemplo, é importante prestar atenção para não se sobrecarregar por dirigir por muitas horas seguidas e parar em locais perigosos. Busque sempre caminhos e pontos de parada seguros para garantir maior segurança.

A dica para planejar corretamente as paradas é: calcule por horas. Muitos pontos podem ser seguros durante o dia, mas são perigosos durante a noite. Portanto, planejar uma rota de viagem também ajuda a evitar estradas em más condições ou que contém altos índices de roubos, evitando assim prejudicar seu caminhão e forçando a parar no acostamento.

Com essas dicas de hoje, é possível aumentar as chances de proteger o caminhão de roubos. Se você gostou das dicas, curta, comente e compartilhe o conteúdo com sua lista de contato e ajude a evitar problemas durante a viagem. E é claro, não deixe de conhecer os melhores equipamentos de transporte do mercado com a Sergomel.