Etanol bate novo recorde de consumo segundo a ANP

Etanol bate novo recorde de consumo segundo a ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou recentemente dados sobre o Consumo de Etanol no Brasil. De acordo com o estudo, o consumo de combustível de veículos leves chegou a 4,53 bilhões de litros no mês de julho. É o maior consumo registrado em todo o ano de 2019.

Ainda no estudo, que também teve parceria da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), na somatória de consumo, de janeiro a julho, a venda de Etanol e outros combustíveis leves bateu mais de 30 bilhões de litros, representando um crescimento 3,5%, comparando com o mesmo período de 2018.

Crescimento do Consumo Etanol espanta especialistas

O Consumo de Etanol sozinho, galgou impressionantes 7,8% em comparação ao mês anterior, chegando a quase 2 bilhões de litros. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento chegou a 15,8%.

Em nota, o Diretor Técnico do ÚNICA, Antonio de Padua Rodrigues disse:

“O aumento da participação do etanol, chegando a 48% do ciclo Otto, é extremamente positivo para o país, pois representa menos poluição nas cidades, menor gasto com saúde pública e geração de emprego e renda no campo. O biocombustível de cana-de-açúcar reduz em 90% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação a gasolina e será um caminho eficiente para atendermos as metas do RenovaBio e, por consequência, do Acordo de Paris”.

Produção de Etanol acompanha o crescimento do consumo

As unidades produtoras da região centro-Sul do Brasil apresentaram crescimento na produção do Etanol. De acordo com a UNICA, a produção atingiu 47,82 milhões de toneladas na segunda metade de agosto.

Este número representa aumento de 9,86% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“Com 70% da safra concluída, observamos um crescimento da produtividade agrícola da ordem de 5% de abril até agosto, já que apesar do canavial envelhecido, o clima ajudou no desenvolvimento da lavoura”, afirma Antonio.