Feixe de Mola: o que é , tipos e para que serve

Um caminhão possui diversas partes, peças e equipamentos para ter ser completo funcionamento. Uma delas são os Feixe de Mola, que apesar de ser pouco conhecido por leigos no assunto, é fundamental para garantir segurança nas viagens. Pensando nisso, a Sergomel traz hoje um pouco mais sobre o que são os Feixes de Mola e seu uso prático no caminhão.

O Feixe de Mola é responsável por absorver os impactos causados pelas irregularidades do piso e suportar peso do caminhão, garantindo o conforto e sua altura. Além disso, em transporte de carga ele também tem função de garantir a ligação do eixo ao chassi. Já sua composição é de 01 (uma) ou mais lâminas de aço sobrepostas, que trabalham como elemento elástico da suspensão dos veículos.

Tipos de Feixes de Mola

Existem dois tipos de Feixes de Mola. São eles:

  •         Feixe de Ação Linear;
  •         Feixe de Ação Progressiva.

Conheça um pouco mais de cada um dos Feixes de Mola agora:

Feixe de Mola de Ação Linear

O Feixe de Mola de Ação Linear possui apenas um Rate constante e elástico em toda sua faixa de trabalho e são comumente utilizados onde existe variações muito grandes de carga.

O nome “Ação Linear” é porque o Feixe de Mola trabalha sobre forma de uma linha reta.

Feixe de Mola de Ação Progressiva

A principal característica do Feixe de Mola de Ação Progressiva é que seu Rate é variável, constante e elástico de início mais suave e macio e final mais resistente.

A passagem de um Rate para o outro acontece de forma progressiva, conforme a carga vai aumentando, por isso é chamado de Feixe de Mola de Ação Progressiva.

Muito utilizados na traseira de veículos onde existe grande variação de peso da carga, o Feixe de Mola de Ação Progressiva proporciona maior conforto para o veículo sem carga e também oferece mais resistência quando carregado.

Uma outra vantagem do Feixe de Mola Ação Progressiva é que ele consegue oferecer uma excelente dirigibilidade, mesmo com o veículo com grande carga.

Quais as configurações dos Feixes de Mola

Existem ainda três configurações diferentes dos Feixes de Mola. Confira algumas agora:

Feixe de Mola Parabólico

O Feixe de Mola Parabólico é um dos mais modernos do mercado. Ele apresenta variação de espessura ao longo das lâminas. Isso permite o uso de menos lâminas que os demais mas oferecendo a mesma capacidade de carga e durabilidade de um Feixe de Molas de múltiplas lâminas.

Um outro diferencial do Feixe de Mola Parabólico é que ele oferece atrito quase zero entre as lâminas. Isso oferece menos ruído e maior conforto ao usuário.

Múltiplas lâminas trapezoidais

O diferencial desta configuração é que os esforços ficam distribuídos de forma igualitária no escalonamento das lâminas.

Configuração dos Feixes de Mola – Air Link

O Air Link tem quase as mesmas configurações do parabólico, entretanto, ele pode ser instalado diretamente na bolsa de ar de suspensões pneumáticas.

Ficou com alguma dúvida sobre Feixes de Mola?

Fale agora mesmo com um de nossos técnicos da Sergomel e consulte nossos feixes de molas!