O que é cavaco de madeira? Como funciona e para que serve

A madeira, de forma geral, fornece diversos subprodutos para utilização humana. Além dos mais famosos, como celulose e móveis, o cavaco de madeira é um derivado do tronco da árvore interessante para área industrial. A Sergomel produz equipamentos para Transporte desse tipo de material, priorizando as características que o cavaco de madeira exige no transporte. Fique ligado para entender melhor como é feito e para que serve o cavaco de madeira.

O que é cavaco de madeira

cavacodemadeiratransporte

cavaco de madeira é gerado por meio da trituração em picadores de facas e/ou martelos, resíduos de serrarias (costaneiras) e ponteiras de árvores de eucalipto, pinus e acácia-negra. Geralmente, é retirada a partir da colheita de florestas destinadas ao mercado madeireiro e de reflorestamento.

Para se obter cavaco de madeira de qualidade é preciso se atentar ao tipo de corte, ao tronco granulometria e quantidade de insumos, como galhos e folhas.  

Tipos de cavaco

eucaliptomadeira

Existem dois tipo de cavaco de madeira. Confira:

No tipo I, o cavaco de madeira é feito pela trituração de galhos, folhas, cascas, copas de árvores e até árvores inteiras. Devido às diferentes partes inseridas, esse material possui umidade próxima a 50%, influenciando negativamente no valor de venda. Seu destino, geralmente, são as caldeiras de médio e grandes indústrias, a fim de gerar combustível para as mesmas.

Já o tipo II, advém do processo de serralharia da madeira, utilizando de pedaços pequenos de madeira, madeiras tortas, lascas, costaneiras e outros. Nesse caso, devido a sua porcentagem menor de umidade, entre 40% e 50%, seu uso está relacionado a combustível de caldeiras pequenas.

Enquanto isso, no tipo III, o cavaco de madeira é formado pelo corte da madeira das árvores. Para sua produção, são utilizados pedaços de madeira, toras sem ramos e folhas para chegar a um produto final com 30% de umidade. Dessa forma, sua utilização será feita por caldeiras de edifícios residenciais e comerciais.  

Vantagens do cavaco de madeira

armazenamentocavaco

As vantagens do uso do cavaco de madeira, além do combustível citado anteriormente, é seu fácil armazenamento. Os mesmos podem ser colocados em silos ou em pilhas ao ar livre.

Outro ponto a se relatar é a economia financeira do uso do cavaco de madeira, uma vez que ele possui valor bruto menor do que outro tipo de combustível para caldeiras. Por fim, o uso do cavaco também é ecologicamente correto, já que utiliza do reaproveitamento de uma matéria natural a ser descartada.  

Gostou de saber mais sobre o cavaco de madeira? Deixe um comentário para nós e faça um orçamento de equipamento para Transporte de Cavaco de Madeira!