Pinheiro: conheça suas utilidades

pinheiro americano ou pinus é uma árvore originária da Ásia e da Europa e foi introduzida ao Brasil no final do século XIX. Conhecida por seu fácil crescimento, a planta se encontra em grande quantidade na região Sul do Brasil, chegando a atingir incríveis 40 metros de altura e até 200 anos.

Dessa forma, o transporte do pinheiro é um dos principais dentro do ramo florestal, sendo fundamental para usinas e indústrias. É por isso que o post de hoje traz as principais utilidadesdessa espécie árvore tão popular no Brasil.

Uso medicinal

medicamentodeeucalipto

pinheiro possui uma parte do galho, originário da inversão do galho chamado de nó. É dela que acontece a retirada do extrato utilizado na fabricação de remédios. Essa parte possui ação antioxidante, devido a uma resina chamada de terebintina, que possui propriedades bactericidas cientificamente comprovadas. Dessa forma, o nó de pinho é usado para tratar catarro, infecções respiratórias, como resfriados, bronquites, sinusites e faringites.

Símbolo festivo

pinheriodenatal

Uma das maiores utilidades do pinheiro é como símbolo natalino em todo o mundo. Não há uma exatidão quanto o surgimento dessa crença, porém, há indícios do costume no século XIX, na Inglaterra. A planta é utilizada por simbolizar a vida, já que é uma das poucas árvores que se mantém verdes mesmo no inverno, quando quase todas perdem suas folhas. Além disso, a tradição de montar o pinheiro no Natal e enfeitá-lo abrange diversas religiões, como católicos, protestantes, ortodoxos e até mesmo, ateus agnósticos.   

Madeira

madeiradepinheiro

A madeira do pinheiro é caracterizada por ser geralmente branca e leve, de rápido crescimento. Devido a isso, ela é utilizada na fabricação da celulose, ou seja, na produção de papel. Além disso, o pinheiro também pode ser aproveitado na construção civil, construção de moveis, palitos, cabos de vassouras, brinquedos e até instrumentos musicais. 

Resina

resinadeeucalipto

Outra utilidade importante do pinheiro é a extração de resina. O Brasil é o segundo maior produtor da matéria-prima do mundo, chegando a 80 mil toneladas por ano, perdendo somente para a China 400 mil ton/ano. Com grande investimento de empresas particulares no setor desde 19369, hoje a resina é usada na fabricação de diversos produtos, como perfumes, colas, vernizes, plásticos, entre outros.  

Óleo

oleodeeucalipto

O óleo feito do extrato do pinheiro é usado em diversas áreas. Uma delas é a da aromaterapia, que auxilia no estímulo energético do corpo e da mente. Além disso, grande aliado em tratamentos de fadiga adrenal e depressão leve, causando efeito relaxante no paciente. Já na área de limpeza, o óleo do pinheiro tem como utilidade seu uso em desinfetantes. O composto é um bom agente purificador do ar, com propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Se você curtiu esse post, curta nossa página e compartilhe!