Sistema Pneumático e Hidráulico: Conheça as Principais Diferenças

As indústrias e fábricas dos mais diversos ramos, utilizam sistemas diferentes para fazer com que suas máquinas e peças funcionem corretamente. Dentre eles, estão o sistema hidráulico e pneumático, nos quais a Sergomel vende diversas peças com tais aplicações.

Entretanto, você saberia dizer a diferença entre os sistemas hidráulico e pneumático? O post de hoje vai esclarecer as dúvidas quanto às características de cada um.

Sistema Hidráulico

sistemahidraulico

O termo hidráulico advém do grego “água” e por si só já pressupõe as leis e comportamentos relativos à água ou outro fluido. Ou seja, o sistema hidráulico envolve o uso dos fluidos sob pressão. Esse tipo de processo utiliza óleo para seu funcionamento e dessa forma, está sujeito a vazamentos. Na Sergomel, geralmente as peças  hidráulicas são usadas no pé de apoio, ou como chamamos, patola hidráulica.

As principais vantagens de se ter um sistema como esse é sua performance estável e constante da força alta e diferentes velocidades por muito tempo. Com isso, ele permite precisão de operação, um pouco menor que o acionamento de motores elétricos, mas maior que os pistões pneumáticos.

Já entre as desvantagens estão a lentidão do sistema em relação ao pneumático e maior exigência de uma fonte de energia mais cara para funcionar. Outro ponto que desfavorece o hidráulico sãos as válvulas precisas e caras, responsáveis pelo direcionamento do fluxo de líquido e óleo através

Sistema Pneumático

sistemapneumatico

Ao contrário do sistema hidráulico, o sistema pneumático utiliza de ar comprimido para seu funcionamento. Buscando o nascimento do termo, observamos a semelhança entre a raiz e o significado do termo: “Neuma” significa fôlego, vento, ou seja, pneumática é relativo a matéria dos movimentos dos gases e fenômenos dos gases.

Com isso, seu acionamento é rápido, permitindo o funcionamento em altas velocidades. Além disso, o sistema possui manutenção fácil e custo relativamente baixo. Outro quesito a ser destacado é a matéria (ar) abundante para seu funcionamento. Dessa forma, as peças pneumáticas são utilizadas principalmente na fabricação de freios na Sergomel.

Em contrapartida, o sistema pneumático entrega precisão pouco apurada, devido ao uso do ar comprimido. Além disso, a força exercida é menor se comparada a um sistema hidráulico e está sujeito a vibrações momentâneas.

Se você tem interesse em conhecer mais as peças Sergomel para sistemas hidráulicos ou pneumáticos, entre em contato conosco!