Transporte de fertilizante: precaução, segurança e manuseio

transporte de fertilizante pode parecer um assunto distante para alguns, entretanto essa atividade é ideal para que todo tipo de hortifrúti chegue até indústria, comércio e até os consumidores finais. Além da própria matéria, existem algumas ações que, realizadas durante o carregamento e descarregando da carga, mantém a qualidade do produto.

Caso contrário, o mau transporte de fertilizante pode causar deterioração na qualidade da matéria e riscos para a segurança do motorista e da carga carregada. O post de hoje vem explicar e dar dicas sobre como transportar fertilizante de forma correta, garantindo uma viagem tranquila e comprador satisfeito.

Para garantir que a logística dessa atividade obtenha sucesso, é preciso se atentar desde o começo do processo até o momento de descarga do mesmo. Inicialmente, é preciso observar as condições climáticas do dia de transporte, uma vez que dependendo do tipo de fertilizante e sua forma de carregamento, interferem na atividade.

Carregamento de fertilizante

carregandofertilizante

Para que o carregamento da carga seja feito de forma correta, verifique alguns pontos importantes de segurança e contaminação no carregamento. Por exemplo, nenhuma instalação elétrica deve entrar em contato com o fertilizante, nem com fumaça tóxica do cigarro.

Além disso, atente-se para o estado da carroceria, uma vez que o mesmo deve estar seco, limpo e completamente fechado com uma lona plástico. Também é necessário observar se o saco no qual é inserido o fertilizante está sem furos, já que a parte interna do saco é à prova d'água e pode afetar a matéria.

Descarregamento

sacodefertilizandorasgado

No momento em que o fertilizante chega até o destino final, verifique se há algum tipo de contaminação na matéria. Para isso, tenha em mãos uma máquina ou celular capaz de fotografar como transporte de fertilizante chegou. Procure sempre evitar que os sacos se mantenham esmagados ou que fiquem muito expostos durante o deslocamento. Isso porque uma operação dessas feitas rapidamente reduz a chance de absorção da água.

Armazenamento de fertilizante

sacosdefertilizantearmazenamento

O material no qual se consiste os fertilizantes são composto por partículas de diversos tamanhos, que ao se movimentarem ou vibrarem, podem se separar. Isso pode segregar os fertilizantes, geralmente ocorre no momento em que os sacos empilhados aos montes. Dessa forma, procure sempre manter cada saco uniforme e proporcional no chão.

Curtiu o conteúdo do post? Comente abaixo e conte sua experiência com transporte de cargas.