Como é a comercialização de biogás, bioeletricidade, carbono, açúcar e etanol

Quer saber como é a comercialização de biogás, bioeletricidade, carbono, açúcar e etanol? Neste conteúdo preparado pela Sergomel, você vai ficar por dentro destes tipos de mercados e as comercializações destes produtos.

Biogás

O biogás nada mais é que um combustível renovável e ecológico obtido a partir da digestão anaeróbia. Este processo ocorre naturalmente em ecossistemas como pântanos, mares, lagos, jazidas de petróleo, minas de carvão e em aterros sanitários e pode ser feito em um Sistema de Biodigestão em demanda industrial.

Dados da Associação Brasileira do Biogás mostra que o Brasil, somente em 2020, teria capacidade para entregar 117,1 milhões de normal metro cúbico por dia desta matéria e que 49,2% viria do segmento sucroenergético, seguido por 30,2% de proteína animal e 15,4% através da produção agrícola, além de 5,2% da área de saneamento.

Vale ressaltar que o biogás é um produto da degradação de matéria orgânica na ausência de oxigênio e que a produção dele pode ocorrer a partir de vários materiais, explicando, portanto, as diferenças de composição.

Bioenergia

A bioeletricidade passou a ter dois ambientes de comercialização, desde a edição da Lei 10.848/04 e do Decreto nº 5.163/2004, o denominado ACL, o Ambiente de Contratação Livre e o segundo, denominado Ambiente de Contratação Regulada, ou também conhecida como ACR.

A comercialização de energia no ACR tem por finalidade a contratação por concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviço público de distribuição, para atendimento aos seus respectivos mercados. 

Já quando a bioenergia é comercializada, a situação muda, pois os consumidores livres e especiais têm liberdade para negociar a compra de energia, estabelecendo volumes, preços e prazos de suprimento. 

Carbono

O mercado de crédito de carbono é o sistema de compensações de emissão de carbono ou equivalente de gás de efeito estufa. Isso acontece por meio da aquisição de créditos de carbono por aquelas empresas que não conseguiram atingir suas metas de redução de gases de efeito estufa.

Existem duas as estratégias centrais para promover ações de mitigação de emissões de gases de efeito estufa, por meio de políticas de comando e controle, quando o Estado estabelece a regulação direta e através de instrumentos econômicos, com a adoção de incentivos e subsídios e por meio da precificação de carbono.

A precificação também pode ser realizada através de duas formas, com a taxação de carbono, quando o preço a ser pago por unidade de emissão de gases de efeito estufa de modo que o nível agregado de redução de emissões, previamente estipulado, consiga ser atingido e também através de um mercado de carbono, que podem ser voluntários ou regulados.

Açúcar e etanol

Grande parte dos clientes de açúcar branco e bruto são as principais indústrias de alimentos e bebidas. Quando se fala em marcado, referindo-se ao mundo, os clientes passam a ser grandes refinarias. O etanol, por sua vez, possui clientes para ser comercializado que são grandes distribuidoras de combustível, que adquirem tanto o etanol anidro quanto o hidratado, destinado ao consumidor final, nos postos de abastecimento.

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