O mundo do transporte é composto por várias diretrizes, escolhas e meios para a locomoção da carga. O que muita gente não sabe é que essas escolhas são fundamentais para uma logística correta e um transporte sem imprevistos durante a trajetória.
Para isso, as empresas de transporte devem se atentar a rota em que o transporte será feito, para que se escolha o modal mais vantajoso para tal. As características que devem ser observadas para realizar o planejamento são o custo para a atividade, capacidade de transporte que o equipamento permite, natureza da carga carregada, versatilidade para chegar ao destino, segurança e rapidez.
No post de hoje, falaremos sobre o meio físico por exemplo, que influencia no tipo de transporte a ser feito.
O transporte marítimo é utilizado quase que totalmente para comércio internacional, correspondendo a 90% do transporte internacional do Brasil. Esse tipo de meio possibilita o transporte de cargas pesados de qualquer tipo, além de ter menor custo.
Esse tipo de modal é pouco utilizado no Brasil, mesmo o país possuindo grande potencial hidrográfico. As vantagens do transporte fluvial são a grande capacidade de transporte com baixo consumo de combustível e baixa poluição. Geralmente, as cargas mais transportadas são fertilizantes, minérios, derivados de petróleo e álcool.
Quem precisa transportar mercadoria de alto valor mas de pequeno volume, o transporte aéreo é uma ótima opção. A principal vantagem nesse caso, é a rapidez na entrega. É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega.
O transporte rodoviário no Brasil é um ótimo modal por ser prático, simples e ágil. Ele é o meio mais utilizado no país e que merece atenção no quesito investimento. As empresa que realizam esse modal, devem se atentar a Lei da Balança, que estabelece uma série de exigências para o trânsito de caminhões nas rodovias.