O freio de caminhão, assim como nos demais veículos é fundamental para a segurança no trajeto. Além dos cuidados com os freios já dito aqui no blog, é importante saber que existem diferentes tipos de freios para veículos. Isso porque em momentos de rápida frenagem cada um funciona de forma diferente, para diferentes momentos. Quer saber mais sobre os tipos de freios automotivos? Fique ligado no nosso post!
Freio a disco
O freio a disco marca uma grande mudança no setor dos veículos, uma vez que proporcionou grande melhoria na capacidade de se controlar a direção, mesmo em alta velocidade. Seu funcionamento da seguinte forma: ao se acionar o freio, ocorre uma pressão em um disco de freio, uma peça redonda de metal ligada a roda, que é comprimida dos dois lados por pastilhas. Geralmente, os discos se localizam nas rodas dianteiras, mas também podem ser encontradas nas dianteiras.
Esse tipo de frenagem vem sendo usada em veículos de grande porte, como por exemplo em veículos de transporte rodoviário de grande porte, já que é mais seguro devido a sua alta resistência térmica. Outros pontos vantajosos do freio a disco são sua vida útil, uma vez que tem grande duração, fácil troca de componentes, eficiência em solos molhados e maior capacidade de dissipar calor mais rapidamente.
Freio a tambor
O freio a tambor funciona de forma semelhante ao anterior, porém, no lugar de vácuo, utiliza-se óleo. Mais comum em carros leves nas rodas traseiras, esse tipo de frenagem tem como vantagem um preço mais braço em relação ao freio a disco, além de maior capacidade de frenagem de estacionamento e menor custo para fabricar e comercializar.
Entretanto, as desvantagens de usar o freio a tambor é sua necessidade de troca, uma vez que possuem pouca dissipação de energia. causando dilatação térmica e até acumulação de sujeira.
Freio a ar
Esse tipo de freio funciona a partir das mudanças de pressão de ar dentro de um cilindro de freio. Nele, encontra-se o pistão, que utiliza da entrada do ar para uma haste, e esta por sua vez, está fixada às sapatas de freio. As mesmas são pressionadas para ao lado da roda, causando atrito e assim, paralisando o veículo.
Geralmente, o freio a ar é usado por caminhões e trens, uma vez que equipados com um sistema pneumático, os freios desses veículos utilizam de um sistema compressor de ar, que em caso de queda de pressão num dos dutos, o outro funciona normalmente, possibilitando que o freio não para por total, evitando possíveis acidentes.
Freio ABS
Utilizado em grande escala nos veículos mais modernos, o freio ABS ou Antilock Braking System (Sistema Antibloqueio de Freio em tradução livre), funciona por meio de sensores instalados nas rodas do automóvel. Os mesmos são responsáveis por absorver a velocidade dos pneus, fazendo com que ao frear rapidamente, o veículo não trave o movimento, evitando derrapar e perder aderência ao chão.
Agora que você conhece os tipos de freios, já pode escolher qual o ideal para seu veículo. Não deixe de compartilhar nosso blog e aproveite os demais conteúdos!